Prefeita Paula Lemos assina convênio que permitirá ampliação de atendimentos pela AMA

Prefeita Paula Lemos assina convênio que permitirá ampliação de atendimentos pela AMA

Na manhã deste dia 25 de agosto, em que Barretos completa 167 anos, a prefeita Paula Lemos assinou um termo de colaboração com a AMA (Associação de Amigos do Autista). É a primeira vez em 29 anos que a entidade receberá recursos da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.O repasse será de R$ 150 mil, divididos em 12 parcelas de R$ 12.500 mensais. Com essa verba, será possível ampliar os atendimentos com a contratação de mais profissionais.

É o reconhecimento do trabalho

Atualmente são 65 assistidos e a meta é conseguir aumentar essa lista com mais 20. “É um fato histórico para nós. Desde a nossa fundação, passamos por momentos muito difíceis e agora, com o governo da Paula, nosso trabalho tem sido reconhecido e valorizado”, comentou Jaime Alencar de Souza, tesoureiro e um dos fundadores da entidade.

Para a presidente da AMA, Sandra Santos, esse reconhecimento é uma vitória para todos que diariamente se dedicam para manter os atendimentos. “Agradeço a todos os profissionais que estão aqui dia a dia levando atenção e carinho para nossas crianças. Se não fosse eles, nada disso seria possível. Agradeço também a Paula que desde quando era vereadora tem um olhar de carinho conosco e agora foi a primeira prefeita que olhou para nós e batalhou por esse convênio”, afirmou.

Assinatura histórica

O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, destacou a necessidade de atenção e acolhimento que as famílias têm após o diagnóstico do autismo. “É uma missão de vida que os profissionais daqui tem e é emocionante poder fazer parte desse momento histórico”, pontuou.

O ato de assinatura do convênio foi realizado na sede da AMA. A cerimônia contou ainda com a presença dos vereadores Gabriel Uchida e Juninho Bandeira, além secretários municipais, do vice-prefeito Gustavo Sasdelli e da prefeita Paula Lemos, que se emocionou ao lembrar da sua história junto a AMA antes mesmo de ser eleita para administrar a cidade.

“Eu me lembro quando nossa família batalhou para conseguir uma brinquedoteca para a AMA e para a APAE. É uma luta que vem de anos e sempre tive o apoio dos meus pais e da minha família. Também lembro do esforço que foi feito para que a entidade pudesse receber um veículo mais adequado para o trabalho do dia a dia”, comentou Paula Lemos.

A prefeita aproveitou para citar a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista e da Semana de Conscientização do Autismo. “Queremos uma inclusão de qualidade para essas famílias. Fico muito feliz de saber que hoje, no aniversário da nossa cidade, estamos cumprindo esse compromisso com todas essas famílias e com todos da AMA pelo trabalho que tem feito com esses anjos azuis, pois são pessoas espiritualizadas e que vem para nos ensinar muito”, destacou.

29 anos da AMA

A AMA – Associação de Amigos do Autista de Barretos - foi fundada em 25 de Outubro de 1991. É uma associação civil sem fins lucrativos. A necessidade da organização surgiu porque o atendimento especializado era realizado em outro município, não sendo acessível a todos os autistas de Barretos. Nesse contexto, alguns pais de autistas e outros membros da sociedade sensibilizados pela causa uniram-se e criaram a AMA de Barretos.

Hoje, a entidade atende 65 crianças e adultos de 3 a 50 anos e conta com psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educadora física, pedagogia e assistência social, entre outros.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade