Responsive Ad Slot

Main Ad
Coronavírus

IDEB 2019: Educação de Cajobi consegue atingir todas as metas

No ensino médio, a meta também foi atingida.

21 de setembro de 2020

/ por Redação

IDEB 2019: Educação de Cajobi consegue atingir todas a metas

O IDEB 2019, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, divulgado neste mês, indica que todas as metas das médias previstas para o município de Cajobi foram alcançadas.

De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o ano inicial 4ª série/5º ano, registrou 7.1 pontos (média), a meta prevista a ser batida era de 6.8. Já o último ano do ensino fundamental, 8ª série/ 9º ano, atingiu 6.0 pontos (média), a meta a ser batida em 2019 era de 5.9.

Pela primeira vez o ensino médio cajobiense conseguiu atingir a meta prevista. Em 2019, a rede estadual em Cajobi conseguiu 4.7 pontos (média), a meta a ser atingida era de 4.6.

Números detalhados por escolas

O IDEB também detalhou os pontos que cada escola de Cajobi atingiu. A Santo Geraldo, 4ª série/5º ano, conseguiu 6.9, dos 6.7 pontos previstos. Já para a 8ª série/9º ano a pontuação não foi atingida, a escola conseguiu 5.8 dos 6.2 pontos previstos para 2019.

A escola do distrito de Monte Verde Paulista, Darwin de Freitas Ramalho, obteve a maior nota do município na categoria 4ª série/ 5º ano, a meta atingida foi de 7.4, a prevista para 2019 era de 7.1. A nota para 8 série/9º ano não foram contabilizadas.

A escola Dr. Adhemaro Godoy chegou aos 7.1 pontos dos 6.8 previstos para 2019 na categoria 4ª série/ 5º ano. Já a escola Saturnina Rosa Secches atingiu 6 pontos dos 5.8 previsto para 2019 na 8ª série/ 9º ano.

A escola estadual Profª Elmira Goulart Pereira conseguiu 4.7 pontos, dos 4.6 previstos para 2019.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© todos os direitos reservados | Blog Cajobi 2011 - 2020
feito com por JM