Responsive Ad Slot

Main Ad

Catanduva encerra ‘Novembro Azul” com 547 exames preventivos

O incentivo a exames preventivos foi amplamente trabalhado em ações das equipes de saúde durante o mês em Catanduva.

5 de dezembro de 2019

/ por Jean Morelli
Catanduva encerra ‘Novembro Azul” com 547 exames preventivos

A Campanha Novembro Azul, focado na saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, terminou de forma positiva em Catanduva. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês, foram contabilizados 547 pedidos de exames de PSA, que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata.

A demanda foi recebida nas unidades de saúde do município, onde também é feita a coleta de sangue. Os resultados levam em média 20 dias para ficar prontos. Todos os diagnósticos são avaliados por médicos e, havendo necessidade, os casos são encaminhados a especialista.

A avaliação da necessidade do exame é feita em consulta pela equipe multiprofissional da atenção básica. Dentre os critérios, homens que tenham histórico familiar para a doença começam a ser monitorados a partir de 40 anos.

O incentivo a exames preventivos foi amplamente trabalhado em ações das equipes de saúde durante o mês. O cronograma de atividades envolveu a comunidade em palestras, caminhada e abordagens em salas de espera. Cada unidade também traçou um roteiro específico para chegar ao público-alvo nos seus territórios.

Uma das estratégias que beneficiou a procura por exame foi a ampliação do horário de atendimento em alguns postos de saúde do município. Neste ano, as unidades do Nosso Teto, Solo Sagrado, Gavioli e Flamingo passaram a funcionar até às 20 horas, toda a quarta-feira. No horário ampliado, o público masculino representa quase a metade dos atendimentos efetuados, totalizando 46% da procura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© todos os direitos reservados | Blog Cajobi 2011 - 2020
feito com por Jean Morelli