Nossas Redes Sociais

header ads

Catanduva recebe Mutirão Nacional de Ecologia dos Escoteiros

Catanduva recebe Mutirão Nacional de Ecologia dos Escoteiros

Milhares de Grupos Escoteiros de todo o Brasil realizarão um Mutirão de Ação Ecológica, ação anual que os Escoteiros do Brasil promovem como parte do programa educativo de crianças, adolescentes e jovens do Movimento. A proposta do 28° MutECO é colocar os escoteiros com a mão na massa para recolher lixo, realizar atividades e debates com temática ambiental, oferecer palestras, entre outras. Mais de 55 mil pessoas participarão do evento em todo o território nacional. Em Catanduva, o Grupo Escoteiro Cidade Feitiço vai promover ação na Região Central do Município dia 29 de Junho, das 08:00h às 12:00h, com início na Praça da Matriz, em parceria com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) e também contará com a participação do Sincomércio na divulgação do evento.

O mutirão chega à 28° edição norteado pelo tema anual que os Escoteiros do Brasil estão trabalhando em 2019: ‘uma Aventura Saudável’. Em um ano em que o país já testemunhou o rompimento de barragens em Minas Gerais e tragédias ambientais no Rio de Janeiro, a preocupação com a saúde da população é a principal pauta da ação. Será também mais uma oportunidade de divulgar e promover os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 das Nações Unidas, que buscam proteção e sustentabilidade para nosso planeta.

O contato com a natureza e Meio Ambiente é um pilar do Escotismo desde o início do Movimento. Desde pequenas, as crianças aprendem a deixar o mundo um lugar melhor do que encontraram, e desenvolvem atividades ecológicas em todas as faixas etárias. Entre as ações que o Grupo vai promover neste Mutirão, o destaque são as limpezas das Praças Matriz, 9 de Julho, República e Roosevelt, implementando o desafio “trashchallenge”, ação que ficou conhecida em todo o planeta. Simultaneamente os servidores da EMCAa estarão orientando lojistas e distribuindo panfletos educativos nos sinaleiros das ruas Brasil e Maranhão.

A ação dos escoteiros será simultânea em diversas cidades do país, em especial no dia 08 de junho, data referência da atividade e por ser Semana do Meio Ambiente. Em 2018, o MutECO teve a participação de mais de 1.100 grupos escoteiros. É também uma oportunidade para crianças, adolescentes e jovens conquistarem distintivos e insígnias específicas por ações com natureza, mares, que são concedidas por boas práticas e projetos de relevância.

O Diretor de Escotismo do 205º Grupo Escoteiro Cidade Feitiço, Heveraldo Galvão, vê como positivo este trabalho integrado em parceria com a Prefeitura Municipal e acredita que este evento pode gerar bons frutos. “O 28º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica será uma grande oportunidade para refletir sobre a importância do meio ambiente para garantir a nossa saúde, por isso devemos aproveitar este momento” disse. De acordo com o Chefe de Seção da tropa escoteira Duque de Caxias, Fernando Varoto, o primordial é que a população mantenha o ambiente limpo após este tipo de iniciativa. “O evento vai colaborar com uma maior conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, alertando que jogar lixo no chão favorece a proliferação do mosquito além de ser falta de educação” complementa.

Postar um comentário

0 Comentários