Nossas Redes Sociais

header ads

Olímpia inicia vacinação contra a gripe na próxima semana

Olímpia inicia vacinação contra a gripe na próxima semana

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2019 terá início, na Estância Turística de Olímpia, no dia 10 de abril (quarta-feira) e seguirá até o dia 31 de maio. Neste ano, a campanha traz como novidade a inclusão de crianças com até seis anos, uma vez que, nas campanhas anteriores, a vacina era indicada apenas para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

No período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças (seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães no pós-parto) para a vacinação contra influenza e, também será realizada a atualização da Caderneta de Vacinação, de acordo com o calendário nacional.

A partir do dia 22, as vacinas estarão disponíveis para todo o público-alvo, contemplando idosos, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, pacientes com doenças crônicas e população privada de liberdade.

A vacina utilizada contra a influenza disponibilizada pelo Ministério da Saúde é o tipo trivalente, composta por três tipos de vírus inativados Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Neste ano, o dia considerado de mobilização nacional, chamado “Dia D”, será no dia 4 de maio, um sábado, das 8h às 17h. A secretaria de Saúde divulgará em breve quais Unidades Básicas de Saúde funcionarão na data.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a expectativa é imunizar mais pessoas do que o ano passado, quando o município ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e vacinou 11.996 pessoas (94,94%).

“Temos que imunizar o maior número de pessoas já que a vacinação contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção de suas complicações”, explica Marcos.

A vacina estará disponível na sala de vacinação do ARE (antigo Postão) e em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16 horas.

Em caso de dúvidas, o morador deve procurar um profissional da saúde ou entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

Postar um comentário

0 Comentários