Foto: Jean Morelli |
“Mesmo com a elevação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) provocada pela diminuição das chuvas em janeiro, a estação chuvosa está em curso, propiciando elevação gradativa da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e melhora do nível dos reservatórios, com a consequente recuperação do risco hidrológico (GSF). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, informa a Aneel.
Criado pela própria Agência, o sistema de bandeiras tarifárias mostra o custo real da energia gerada, o que resulta em o que o setor aponta como “bom uso da energia elétrica”. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
O objetivo é o de proporcionar transparência para que os consumidores utilizem a energia com mais eficiência, sem desperdícios. “Mesmo com a redução do valor cobrado na bandeira é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício”, informa a Aneel.
Como estamos no verão, a orientação com relação ao chuveiro elétrico é a de selecionar a temperatura morna nessa estação, além de verificar as potências no chuveiro e calcular o consumo. Os banhos também podem ser mais curtos, de até cinco minutos.
No caso do ar condicionado, que tem consumo mais acentuado também nessa estação, a dica é não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado. Os filtros devem ser limpos, além de ser diminuído ao máximo o tempo de uso do aparelho de ar condicionado. Nas janelas que recebem sol direto, a dica é a de colocar cortinas.
Já quando o assunto é geladeira, só deixe a porta desse eletrodoméstico aberta o tempo que realmente for necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções. Nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira e deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira, nunca utilize- a para secar panos, além de não forrar as prateleiras. Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Também é indicado utilizar a iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo e utilizar no ambiente as cores claras.
Postar um comentário