Responsive Ad Slot

Main Ad

Caso de meningite viral é confirmado em Severínia-SP

A Secretaria de Saúde de Severínia (SP) confirmou, nesta segunda-feira (10), um caso de meningite viral em um menino de 4 anos que estuda em uma escola municipal.

10 de dezembro de 2018

/ por Jean Morelli
Caso de meningite viral é confirmado em Severínia-SP
Criança está internada no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto.

A Secretaria de Saúde de Severínia (SP) confirmou, nesta segunda-feira (10), um caso de meningite viral em um menino de 4 anos que estuda em uma escola municipal.

Ele está internado no Hospital da Criança de São José do Rio Preto (SP).

Para evitar novas contaminações, a prefeitura cancelou as formaturas da rede pública que seriam realizadas nesta semana.

Olímpia

Um menino de 7 anos morreu com suspeita de meningite em Olímpia (SP) na semana passada. Foi o segundo caso suspeito em pouco tempo na cidade.

Miguel Costa de Souza tinha 7 anos e morreu com suspeita de meningoencefalite viral, um tipo de meningite que atinge o cérebro e as membranas que revestem o sistema nervoso central.

A família contou que o filho começou a passar mal na terça-feira (4) foi atendido duas vezes na unidade de pronto-atendimento e numa clínica particular em Olímpia. Segundo a mãe, os médicos só descobriram os sintomas da meningite depois que o menino foi transferido para a Santa Casa de Barretos (SP).

O vice-prefeito de Olímpia, Fábio Martinez, que também é médico, disse que não houve falhas nos procedimentos tomados. “O atendimento seguiu os padrões normais para um quadro de difícil diagnóstico”, afirmou.

Transmissão e sintomas

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo. Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno.

Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, e o teste não pode ser feito por um leigo apenas ao baixar a cabeça – só um médico pode avaliar o quadro corretamente. O diagnóstico "padrão ouro" ocorre pelo exame do líquor, líquido que banha o sistema nervoso. A cor do líquor já indica se a meningite é por bactéria ou vírus.

As vacinas de meningite disponíveis na rede pública são: pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, e pentavalente. Já na rede privada, para crianças, são oferecidas a pneumocócica 13 valente, a meningocócica A, C, W, Y, e a pentavalente.

Outras dicas de prevenção da doença são: nunca pegue um caracol africano na mão, lave bem as folhas das verduras (coloque algumas gotas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água, e use também água corrente) e mantenha as mãos sempre limpas.

G1

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© todos os direitos reservados | Blog Cajobi 2011 - 2019
feito com por Jean Morelli