Cajobi

[Cajobi][list]

Polícia

[Polícia][twocolumns]

Festival de corais do interior de São Paulo vai até dia 8 em Catanduva

Festival de corais do interior de São Paulo vai até dia 8 em Catanduva

O 5º Festival de Corais de Catanduva – FESCC – já tem seu time de estrelas escalado para fazer desta edição a melhor de todas. Reunindo regentes, professores e estudantes de música do Brasil inteiro que querem aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências, a participação de profissionais gabaritados à frente dos workshops faz toda a diferença no aprendizado desta turma.

“Com certeza será uma experiência incrível, com debate de temas importantes e fundamentais para o canto coral. Escolhemos minuciosamente os profissionais, com os melhores de cada área, para que realmente os participantes façam uma imersão nesse universo com ampliação dos seus conhecimentos, ganhando uma bagagem importante para colocar em prática em seu dia a dia”, explica Marcela Milani, coordenadora do FESCC.

Único festival de corais do interior de São Paulo, o FESCC acontece de 05 a 08 de setembro, em Catanduva. Os workshops acontecem no Centro Cultural, enquanto o ensaio aberto e a apresentação do Concerto Final serão no Clube de Tênis Catanduva, com entrada gratuita.

Um dos diferenciais desta edição é escolha dos profissionais envolvidos nos workshops. Eduardo Lakschevitz, Patricia Costa, Eduardo Fernandes, Juliana Ripke e Danilo Frederico foram os selecionados para integrar o time do FESCC, criando uma atmosfera de teoria e prática que se encontram e formam um grande coral no último dia, juntamente com as crianças e jovens, com uma apresentação única e inesquecível.

Pela primeira vez no FESCC, Eduardo Lakschevitz vai tratar dos aspectos do ensaio dos corais, observando questões relacionadas ao aproveitamento do tempo, à escolha do repertório, às prioridades interpretativas, à motivação, ao acompanhamento instrumental e à comunicação gestual do regente, além de incorporar as competências de um regente. Também abordará “competências do regente coral”, tese de seu pós-doutorado.

Patricia Costa dedica-se ao canto coral desde 1978, com mestrado em Educação Musical e doutorado em Práticas Interpretativas. Trabalha com direção cênica desde 1990 e dirige os corais juvenis do Colégio São Vicente de Paulo, além de participar de diversos festivais pelo Brasil como palestrante. Durante o FESCC, vai trabalhar com o tema “Critérios de qualidade Coral”.

Eduardo Fernandes é regente do CORALUSP e do Coral da UNIFESP, e vai abordar o tema “Regência Coral e a utilização de linguagens complementares”.

A pianista, compositora e arranjadora Juliana Ripke também integra o time de profissionais do FESCC pela primeira vez. Doutoranda e Mestre em Musicologia pela USP, ela fará um workshop com o objetivo de mostrar diferentes possibilidades na elaboração de arranjos corais através da utilização de elementos específicos da música brasileira.
Danilo Frederico é preparador vocal e pianista. Pela 4ª vez consecutiva estará participando do FESCC e abordando o tema Técnica Vocal para Coral Infantil, Coral Juvenil e Coral Adulto.

O reconhecimento desse trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos faz com que o FESCC tenha alcance nacional. “O FESCC 2018 está muito especial. Será uma oportunidade de renovação, com conteúdo de qualidade e aplicações práticas. Sem falar no concerto final, no último dia, com mais de 300 pessoas cantando juntas no palco”, finaliza Marcella.

O FESCC é realizado pelo Conservatório Santa Cecília e tem aprovação do Ministério da Cultura e Governo Federal. Mais informações pelo site www.fescc.com.br e pelo email contato@fescc.com.br.
Jean Morelli

Apaixonado por notícias, filmes e séries. Sou blogueiro desde 2011, amante do jornalismo, flamenguista de coração e cajobiense desde sempre.

Postar um comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Política

[Politica][bleft]

Cidades

[Cidades][threecolumns]

Esporte

[Esporte][grids]

Geral

[Geral][bsummary]