Cajobi

[Cajobi][list]

Polícia

[Polícia][twocolumns]

Grupo do Ceará retorna ao Festival do Folclore de Olímpia após sete anos

Grupo do Ceará retorna ao Festival do Folclore de Olímpia após sete anos

O Estado do Ceará, com todas suas belezas e a sensualidade de seu povo, estará presente no 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia. De 4 a 12 de agosto, quem sobe ao palco da Capital Nacional do Folclore é a Companhia de Ritmos e Danças Populares (Ong Cordapes), representante exclusivo dos cearenses na nossa festa.

A última participação do grupo de Fortaleza no evento olimpiense foi em 2011. Alguns de seus dançarinos até integraram outras agremiações do Ceará, nas edições seguintes do Festival, mas sua formação original volta ao Fefol somente depois de sete anos, e cheia de saudades.

Fundada em 17 de outubro de 2007, com sede no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, no Ceará, a Ong Cordapes tem como objetivo estimular crianças, jovens e adultos a pesquisar e divulgar a cultura.

Situada em uma área de extrema carência social e cultural, promove, através de suas ações e projetos, meios para fortalecer o desenvolvimento integral desses jovens da sua comunidade. Hoje, além de atuar dentro do Conjunto Palmeiras, a Ong também promove diversos projetos em todo o Ceará e através desse trabalho intenso está conseguindo mudar a realidade e proporcionar novas experiências e perspectivas na vida de centenas de pessoas.

As atividades que o grupo realiza são: circo, teatro, artes visuais, música, artesanato e dança. Foi através dos trabalhos que a Ong realiza que foi criada a Cia Cordapes, que tem como objetivo levantar a bandeira da cultura e representar o Ceará em diversos festivais nacionais e internacionais.

Em seu currículo estão, entre outros eventos, o Festival RV Nordeste (2009), em que o grupo ganhou os dois primeiros lugares na categoria folclore; Festival Internacional de Danças Folclóricas (2010), na cidade de Criciúma/SC, em que o grupo foi campeão, se destacando dentre muitos outros grupos nacionais e internacionais; 47° Festival de Folclore de Olímpia; 28º Festival de FOLKMONÇÃO (Portugal-2013); Festival Xornadas de Ourense (Espanha-2013); Temporada com o Espetáculo de dança “Brasil Conexão”, no Dragão do Mar (2015); Festival de Dança Litoral Oeste (2016); Espetáculo “Brasil de Lá Pra Cá” (2017).
Postar um comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Política

[Politica][bleft]

Cidades

[Cidades][threecolumns]

Esporte

[Esporte][grids]

Geral

[Geral][bsummary]