![]() |
Foto: Marcos Antonio de Freitas/Divulgação |
Na semana passada, Rayssa Vitória viveu uma experiência importante numa das etapas do Campeonato Paulista - supervisionado pela Federação. Com apenas 11 anos, ela estreou na categoria 14 anos e conquistou o título de vice-campeã. Na semifinal, ela passou pela rio-pretense Emily Barbosa, 14, por 8 a 6, de virada, e na decisão acabou sendo superada pela votuporanguense Bianca Venturini, por 6/0 e 6/4.
"Meu foco deste ano estão nas principais etapas do Brasileiro e estou trabalhando muito para jogar o Sul-Americano Infanto-Juvenil no final do ano em Santiago, no Chile", disse Rayssa, que alterna sua rotina entre os estudos e treinos diários.
Rayssa leva na bagagem dezenas de títulos paulistas e busca se firmar no cenário nacional. Atualmente, ela é a 91ª colocada no ranking brasileiro e mira o top 10.
![]() |
Foto: Marcos Antonio de Freitas/Divulgação |
O Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis foi idealizado com o objetivo de promover os maiores torneios do calendário nacional e chega ao seu sétimo ano em 2017.
O evento passou a ser realizado em 2011 e já passou por todas as regiões do país, com etapas nos estados do Amazonas (Manaus), Distrito Federal (Brasília), Mato Grosso (Cuiabá), Minas Gerais (Uberlândia), Paraíba (Campina Grande), Paraná (Curitiba e Londrina), Piauí (Teresina), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Norte (Natal), Santa Catarina (Itajaí) e São Paulo (Barueri e São José do Rio Preto).
Neste ano há a realização de seletivas regionais antes de cada etapa do Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis. Nestas seletivas, os campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino de cada região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) garantem vaga na chave da etapa respectiva.
No feminino, as chaves principais do Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis são formadas por 14 tenistas, com a seguinte composição:
6 aceitações diretas pelo Ranking Nacional CBT
5 vagas para campeões das Seletivas Regionais
2 vagas para tenistas classificados no Qualifying da etapa
1 Wild Card da CBT
As chaves principais do Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis contam com pontuação GA. As Seletivas Regionais e o Qualifying têm pontuação G1 no Ranking Nacional CBT.
As 14 tenistas das chaves principais femininas têm direito a gratuidade de alimentação e hospedagem nas categorias 12, 14 e 16 anos. A 18 anos não tem gratuidade, mas conta com premiação em dinheiro.
História
Nascida em Bebedouro, Rayssa viveu parte da infância na cidade de Cajobi (cerca de 10 mil habitantes) e São José do Rio Preto. Aos 6 anos iniciou as aulas de tênis na Academia Saviole, em Rio Preto, sob a supervisão do treinador Luizinho Saviole. Buscando um ritmo mais forte de preparação, Rayssa passou numa avaliação na iniciação do Projeto Tênis do Monte Líbano e foi aprovada em dezembro de 2014. Atualmente, ela integra o grupo de treinamento do projeto - que tem como treinadores Éder Barboza, Fernando Quintino e Wanderley Solidera -, além da coordenação de Guilherme Moreno e Mara Gomide.
Nenhum comentário
Postar um comentário