Cajobi

[Cajobi][list]

Polícia

[Polícia][twocolumns]

Morador de Cajobi doa rim para a filha; Cirurgia é inédita na região

Morador de Cajobi doa rim para a filha; Cirurgia é inédita na região
Foto: Guilherme Baffi
Márcio Gatti e Pedro Arruda, médicos do Hospital de Base de Rio Preto, conduziram, na quarta-feira, dia 24, cirurgia inédita pelo SUS, na região, de transplante de rim. Nesta sexta-feira, dia 26, os dois concederam entrevista para comunicar o sucesso da primeira operação com uso da técnica "nefrectomia doadora videolaparoscópica". Ela permite a retirada do órgão, fazendo corte menor no corpo do paciente. Assim, o tempo de recuperação cai de 90 para 30 dias.

Na cirurgia de transplante tradicional é feito um corte de aproximadamente 20 centímetros, na região lateral do corpo, para fazer a retirada do rim. Nesta nova técnica, é feito corte de cinco centímetros, na região do abdômen, próximo ao umbigo, semelhante ao que é feito nas operações de cesáreas.

O primeiro paciente a passar por esta nova técnica no HB foi o trabalhador rural Adilson Verderio, 42 anos, de Cajobi, que doou um dos rins para a filha, Débora Verderio, 20 anos, que sofria de doença renal.

A operação ocorreu na quarta-feira, dia 24, mas somente hoje de manhã, pai e filha se reencontraram no oitavo andar do Hospital de Base. "Agora, eu carrego um pedaço de meu pai", disse Débora.

Assim que todos estiverem recuperados, o pai quer fazer uma festa para a filha, em Cajobi. "Vamos levar alegria também para a filha dela, a Yasmim, minha neta, que deve estar ansiosa para ver a mãe novamente."

Diário da Região
Jean Morelli

Apaixonado por notícias, filmes e séries. Sou blogueiro desde 2011, amante do jornalismo, flamenguista de coração e cajobiense desde sempre.

Postar um comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Política

[Politica][bleft]

Cidades

[Cidades][threecolumns]

Esporte

[Esporte][grids]

Geral

[Geral][bsummary]