Breaking News

Main Ad

40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajobi é cancelada; Saiba o motivo

40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajobi é cancelada; Saiba o motivo
Na manhã deste sábado, 25, o prefeito de Cajobi, Márcio Donizete Barbarelli (Italiano), comunicou através de seu perfil no facebook o cancelamento da 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajobi.

A festa do peão, que iria acontecer no mês de maio em Cajobi, foi cancelada por problemas no esgoto que atinge o bairro da COHAB e a represa municipal. Segundo o comunicado, ouve um rompimento do emissário de esgoto, assim todo o recurso que seria utilizado para o rodeio será investido no concerto da perfuração, se não reparada o esgoto pode trazer danos na saúde pública e no meio ambiente local.

>>> Represa Municipal de Cajobi pode estar sendo contaminada pelo esgoto

O prefeito ainda destacou que o 114º aniversário do município não passará em branco, no dia da comemoração (13 de maio) será realizada um desfile em frente da prefeitura, além de um show na praça da matriz.

Leia o comunicado:

“A Prefeitura do Município de Cajobi, através do Prefeito Márcio Donizeti Barbarelli, torna público que já se encontrava, desde o ano passado, protocolizado e aprovado perante a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o Projeto para troca completa do emissário de esgoto em nosso Município, aguardando as formalidades de praxe para a liberação do recurso.

Entretanto, inesperadamente, houve um rompimento do emissário de esgoto em nosso Município, sendo necessária a intervenção imediata e emergencial , sem condições de aguardar toda tramitação para a vinda do recurso, com objetivo de sanar essa calamidade e evitar danos ao meio ambiente e , principalmente, à saúde pública.

Todos são conhecedores da situação financeira e econômica que assola todo o País , com enormes reflexos nos Municípios que sofreram drástica queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Lamentavelmente, apesar dos preparativos já em andamento para realização da Festa do Peão de Boiadeiro de nossa cidade, sempre realizada em comemoração do aniversário da cidade, a Prefeitura do Município não possui recursos para arcar com os custos da Festividade e, ao mesmo tempo, realizar os reparos que são urgentes na rede de esgoto.

Diante disso, a Administração Pública tem a obrigação legal e moral de dar prioridade à calamidade instalada em razão do rompimento do emissário de esgoto, sob pena de comprometer a qualidade de vida da população cajobiense.

Somos todos conhecedores da grandiosidade do evento realizado todo ano tradicionalmente em nosso Município, mas também somos todos conscientes da importância que tem a saúde na vida das pessoas, bem como de nossa obrigação para com o meio ambiente, pois foi com muita luta e orgulho que Cajobi recebeu a classificação de 8º lugar do Programa Município Verde Azul.

Portanto, ao mesmo tempo em que nos entristecemos com o cancelamento da 40ª. Festa do Peão de Boiadeiro de Cajobi, trazemos a certeza do dever cumprido, da consciência tranquila e honesta, de que alternativa não nos restou, quer por força da lei e da moralidade que toda gestão pública deve ter, senão, optarmos primeiramente pela saúde de nosso povo, para em outra oportunidade, comemorarmos com grande estilo a 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajobi.

Outrossim, ainda que consternados com a situação emergencial ocorrida, esclarecemos a população que embora a Festa do Peão será realizada em outra oportunidade, o Aniversário da Cidade será comemorado com apresentação de grandioso desfile e Show de Banda Musical , a exemplo do que é realizado todos os anos , pois Cajobi e seu povo merecem. 

Assim sendo, convidamos toda população, para com espírito de união, comparecerem nas comemorações do aniversário da cidade a ser realizado na Praça central de Cajobi.

Aproveito a oportunidade para em público agradecer todo trabalho empenhado pelos funcionários públicos deste Município, principalmente , aqueles que estão trabalhando incansavelmente na tentativa de realizarem os consertos necessários e urgentes em nosso emissário de esgoto. 

Enfim, buscando a força em Deus e sempre acreditando na solidariedade e compreensão do povo de Cajobi, antecipadamente nos desculpamos pelo transtorno, agradecendo a todos e permanecendo à disposição para outros esclarecimentos,

Atenciosamente,

Márcio Donizeti Barbarelli
Prefeito”

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A responsabilidade pelo sistema de água e esgoto de Cajobi é INTEIRAMENTE da SEMAE, que é uma autarquia e que possui orçamento próprio. Na verdade, o problema com o emissário de esgoto é muito antigo, remonta a época da SABESP que inclusive já foi penalizado por danos ambientais causados na represa municipal (Araguaia), juntamente com a prefeitura. Houve sim uma falta de gestão por parte da SEMAE, que não agiu deforma preventiva para a mitigação do problema e que portanto deve ser investigada pelos órgãos oficiais de controle ambientais. Agora, o problema se agravou depois que foi anexada ao emissário, "outras redes" sem o devido estudo e projetos de impacto ambiental. Portanto, o problema com a rede de esgoto não pode ser usado como desculpa para o cancelamento da festa do peão. Lamentável a falta de gestão e de visão com os problemas ambientais da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Cajobi/SP, 26.04.2015 às 12:25 Hrs
    Acabei de ouvir o pronunciamento do Sr. Prefeito na Rádio Vitória, quando ele discorreu sobre os problemas com o emissário de esgoto e com os danos ambientais na represa municipal (Araguaia). Entendi que o recado foi dirigido principalmente a mim, que fui umas das pessoas que mais criticou sobre o caso.
    Acredito que como cidadão e eleitor do atual prefeito, pois votei para ele por duas vezes nas últimas eleições municipais, tenho sim o direito de critica-lo, assim como o elogiei inúmeras vezes, e, quando ele disse durante o programa da rádio que tem "dó" das pessoas mal informadas, queria dizer que a "dó" é reciproca, pois tenho dó dele também, por assumir uma Prefeitura que pouco arrecada e contaminada por dívidas de de administrações passadas. Dívidas oriundas de títulos precatórios, aros, etc. Acho também que o homem público deve estar preparado para receber elogios e também críticas, que só enriquecem o seu curriculum público.Desejo ao Sr. Prefeito muita sorte porque certamente irá precisar e agradeço por tudo o que ele tem feito pelo meu filho que o trata como amigo. Queria dizer também que não sou desinformado a respeito do caso, pois a dez anos atras fui EU quem denunciou ao Ministério Público a mortandade de peixes no Araguaia ao Ministério Público e a CETESB, e desde então acompanho o desenrolar de todo o processo.

    ResponderExcluir