Breaking News

Main Ad

Mais de 70 casos de hepatite C são registrados em Catanduva


Aumento é de 39,6% comparado com o ano anterior, com informações da Secretaria




Catanduva registrou 74 casos de hepatite C de janeiro a dezembro do ano passado. Comparado com o mesmo período de 2013 houve um aumento de 39,6%, já que no mesmo período foram registrados 53 casos. A informação é da Secretaria de Saúde de Catanduva.


Os homens, em 2014, foram os que tiveram maior número de contaminação com o vírus, foram 31 casos, enquanto que nas mulheres foram 11 registros. Em 2013 a diferença era ainda maior, 38 nos homens e 15 nas mulheres. Os dados são sujeitos à alterações, caso ainda não tenham chegado todas as notificações.



A Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente apresenta sintomas. Motivo pelo qual, a maioria das pessoas não sabe que a doença, descobrindo muitas vezes através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois. A Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles.



De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.



A hepatite C é uma doença causada pelo vírus C, e a transmissão ocorre pelo contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores da área da saúde, ou por drogas injetáveis. Já a transmissão de mãe para filho é rara, e ocorre cerca de 5% no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.

HEPATITE B



Durante o ano de 2014 foram registrados 37 casos de janeiro a dezembro, sendo que em 2013 número chegava a 22 casos. Os homens também lideraram a lista, foram 16 em 2013, segundos de seis. No ano passado foram 13 homens com hepatite B, seguidos de sete mulheres.



A hepatite B é uma doença que também causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, que são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença. A hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos (células do fígado) e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.





O Regional

Postar um comentário

0 Comentários