Breaking News

Main Ad

Cajobrinha: Corruptos, culpados ou inocentes?

Cajobrinha: Corruptos, culpados ou inocentes?
Ao expressarmos a palavra política no primeiro momento o que vem em nossa mente é a corrupção, em tese ate que não estamos errados, a corrupção vem de tempos remotos. Por exemplo, podemos dizer que Eva foi seduzida pela serpente. Falar de política nos dias de hoje é impossível sem fazer ligação com a corrupção.

São fato e notório que estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o ditado popular, vivemos na casa da mãe Joana. No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda, acredito que apenas uma pequena parte seja descoberta e venham a publico.

Imagino que grande parte fica escondida nas entranhas publicas. Temos a corrupção publica a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, uma corrompendo e a outra sendo corrompida, é nítida que a máquina publica esta comprometida. Desde criança ouvimos falar da tal da corrupção, e hoje, vemos ao vivo e a cores nos jornais, rádios e televisão. O blogueiro Herbert Moraes, em uma analise sobre a corrupção, retrata-a da seguinte forma, "na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se conseguir a dita da governabilidade". Define também como uma troca de favores entre candidatos versus eleitores e vice versa. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses particulares sejam defendidos.
Cajobrinha: Corruptos, culpados ou inocentes?
Com isso vem à distribuição de cargos públicos, comissionados e outros benefícios, isto ocorre em todos os níveis de governos, federais, estaduais e municipais. Afinal é preciso acomodar todos os camaradas. Não consigo definir meus sentimentos em relação às relações entre políticos e eleitores, com quem ficar mais indignado, com o nível de hipocrisia dos nossos governantes ou com o estado de alienação dos eleitores brasileiros, que mesmo tendo um farto material de informação sobre esses políticos corruptos, continuam a votar nessa chusma de aproveitadores? São cada vez mais lamentáveis os casos de políticos condenados que voltam ao poder eleitos pelo voto popular.

Mas a reflexão que devemos fazer é: se existem políticos corruptos compradores de votos são porque existem eleitores corruptos vendedores de votos. E, por deformação analítica, só criticamos os políticos, tratando o potencial eleitor como vitima, e, não como é, de fato pessoa tão corrupta e interesseira quanto o político corrupto e corruptor. O fato é, com certas exceções, o povo só reclamam dos políticos pelo simples fato de não estarem se beneficiando do poder. Para isso basta observar como certas pessoas se calam quando são beneficiados pela cultura da troca de favores. Elas se revoltam com os casos de nepotismo denunciado pela imprensa, mas não encontram problema algum em buscar apoio de políticos, para que através do jogo de influencia sejam beneficiados com um cargo comissionado ou algum outro beneficio para a família e parentes.

O problema só existe quando são deixadas de fora, quando a festa acontece e não são convidadas, enfim, eleitores corruptos contribuem para a multiplicação dessa raça tão desprezível, que são os políticos corruptos. Sem sombra de duvida, a um problema moral em nosso país, o qual esta envolvida tanto políticos como eleitores corruptos. Ai fica a pergunta, a culpa é só dos políticos? Mesmo assim não defendo a tese de temos que mudar os eleitores para poder mudar os políticos, acredita que, como o vento muda de direção, o homem pode um, mudar seus conceitos.

Por Loi Silva

Postar um comentário

0 Comentários