Cajobi

[Cajobi][list]

Polícia

[Polícia][twocolumns]

Catanduva desperdiça 9,3 milhões de litros de água por dia

26% da água captada em Catanduva não chega às residências e se “perde” no meio do caminho

Falta de água em Catanduva
Os vazamentos de água são os grandes vilões do desperdício em Catanduva. Em uma época de calor intenso e estiagem, a estatística salta aos olhos: 26% da água captada em Catanduva não chega às residências e se “perde” no meio do caminho. A cada dia, 9,36 milhões de litros do líquido são desperdiçados por conta de problemas na rede.

Com esse volume de água seria possível encher quase quatro piscinas olímpicas com dimensões de 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, cada uma com capacidade para 2,5 milhões de litros.

Segundo a Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva), em alguns bairros as tubulações possuem mais de 50 anos e sofrem rupturas, problema que causa vazamentos e desperdiça água.

“Para reverter esse quadro, a Saec está investindo na troca de redes adutoras, interligações de reservatórios, construção de novos reservatórios e substituição de redes de distribuição”, informou a superintendência, por meio de nota.

Corresponsável

O poder público tem sua parcela de culpa por não maximizar a captação de água e deixar milhões de litros se esvaírem a cada dia, mas a população é corresponsável, já que muitos desperdiçam o líquido.

Para se ter uma ideia do uso irracional na cidade, o catanduvense utiliza 62% mais água do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e 21% mais do que a média nacional.

O recomendado pela OMS é que sejam consumidos 140 litros por habitante e a média nacional é de 187 litros por habitante/dia. “Cada catanduvense consome, em média, 227 litros de água diariamente, um consumo muito além do recomendado, ou seja, desperdício”, completa a nota da Saec.

O Diário flagrou três exemplos de desperdício em pouco mais de uma hora. Na Vila Souto e na Vila Celso, duas donas de casa lavavam a calçada com mangueira nesta semana. Na Vila Mota, um jovem lavava o carro. Enquanto isso, na avenida Orlândia esquina com a rua Dracena, no Parque Iracema, um vazamento desperdiçava litros e litros de água.

A falta de uma lei que puna os moradores que desperdiçam água faz muitos deles relaxarem em relação ao uso consciente. Segundo a Saec, não há previsão de que uma legislação desse tipo seja aprovada na cidade.

Ao mês, 150 vazamentos reparados

A Saec informou que, a cada mês, são reparados cerca de 150 vazamentos. A estatística foi fornecida levando-se em conta os últimos três meses.

A superintendência evita falar em espera de moradores para reparo de vazamentos e informa que os consertos ocorrem de forma imediata.

“Assim que a Saec recebe a solicitação do contribuinte, a ordem de serviço é encaminhada ao pátio de serviços da autarquia e os funcionários são deslocados até o local para solucionar o problema, reduzindo ao máximo o tempo de espera e o nível de perdas na distribuição de água. O nível de perdas em Catanduva é de 26%, um dos menores do País”, reforça.

Ao se deparar com algum vazamento de água, o morador deve ligar em horário comercial na sede da Saec, no 3531-0600. Após o horário comercial e nos finais de semana, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle Operacional, que atende 24 horas por dia pelo telefone 3525-2224.

A Saec utiliza água 100% extraída de mananciais (aquíferos) subterrâneos, através de 63 poços profundos (59 exploram o Aquífero Bauru e quatro, o Aquífero Guarani) que captam cerca de 36 milhões de litros de água por dia. Esse volume é suficiente para atender a demanda da população.

Lucas Catanho | Diário da Região
Jean Morelli

Apaixonado por notícias, filmes e séries. Sou blogueiro desde 2011, amante do jornalismo, flamenguista de coração e cajobiense desde sempre.

Postar um comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Política

[Politica][bleft]

Cidades

[Cidades][threecolumns]

Esporte

[Esporte][grids]

Geral

[Geral][bsummary]