Cajobi

[Cajobi][list]

Polícia

[Polícia][twocolumns]

Educação oferece 5 dicas aos 4 milhões de alunos para a volta às aulas na segunda-feira

A próxima segunda-feira, dia 27, é a data marcada para o retorno dos estudantes às escolas estaduais. Para o último final de semana de férias escolares, a Secretaria da Educação do Estado consultou os especialistas da rede e reuniu as principais dicas para os mais de 4 milhões de alunos se prepararem para a volta às aulas e cursarem um novo ano de aprendizado.

A primeira orientação para as crianças, adolescentes e responsáveis é ficar atento ao calendário. Neste ano de Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria elaborou um cronograma especial e o início das aulas antes tradicionalmente marcado para o primeiro dia letivo de fevereiro foi antecipado. As férias do meio do ano também acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos. Em outubro os alunos terão uma semana de recesso (13 a 19). A alteração mantém os 200 dias letivos preconizados e ainda diminui as interferências do campeonato na rotina das 5 mil unidades escolares.

Além de prestar atenção nas datas, os estudantes precisam organizar o tempo. O corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina. Por isso, especialmente para os alunos que estudam no período matutino, a sugestão é já dormir mais cedo e colocar o despertador para o horário em que é preciso acordar para as aulas durante o sábado e domingo.

Para os pais e responsáveis, a orientação é que eles possam aproveitar o último final de semana e, junto com os filhos, organizarem estratégias para participar da vida escolar das crianças e jovens. "A participação da família é fundamental para o ensino e a Secretaria oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família", afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Eunice Turrini.

Por fim, a indicação é para que os alunos não deixem para a última hora a preparação do material, como roupas, cadernos entre outros. A falta de preparo pode provocar atrasos. Todos podem aproveitar ainda os últimos dias para elaborar um cronograma de estudos para o ano letivo. Uma dica é acessar o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e conhecer os cursos gratuitos, como inglês online e cursinho preparatório para o vestibular, oferecidos pela Secretaria.
Jean Morelli

Apaixonado por notícias, filmes e séries. Sou blogueiro desde 2011, amante do jornalismo, flamenguista de coração e cajobiense desde sempre.

Postar um comentário
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Política

[Politica][bleft]

Cidades

[Cidades][threecolumns]

Esporte

[Esporte][grids]

Geral

[Geral][bsummary]