Header Ads

test

Bélgica bate Croácia e garante vaga na Copa do Mundo

Uma das sensações das Eliminatórias Europeias, a equipe da Bélgica conseguiu garantir a vaga para disputar a Copa do Mundo de 2014 com uma rodada de antecedência. O feito veio atuando fora de casa, com uma vitória por 2 a 1 sobre a Croácia, em Zagreb. O heroi da classificação belga foi Lukaku, que fez os dois gols da sua equipe. Kranjcar fez o gol dos croatas.

Para quem não se recorda, Lukaku pertence ao Chelsea, mas está emprestado para o Everton, onde tem tido uma média de um gol por jogo. O técnico José Mourinho resolveu não aproveitá-lo na equipe londrina após ele perder uma das cobranças da disputa por pênaltis na decisão da Supercopa Europeia, contra o Bayern de Munique.

​O resultado fez a Bélgica chegar aos 25 pontos, oito a frente da segunda colocada, que é exatamente a Croácia. Aos croatas, que não tem mais chances de perder a segunda colocação do Grupo A, resta vencer a Escócia no último jogo para selar uma vaga na repescagem das Eliminatórias.

Classificada, a Bélgica é o 11º país confirmado para a Copa do Mundo de 2014. Além do anfitrião Brasil, já estão garantidos no Mundial: Itália, Holanda, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Irã, Argentina, Estados Unidos e Costa Rica.

A partida começou com cara de jogo de Copa do Mundo. Depois de 15 minutos de muito respeito, a Bélgica se aproveitou de um vacilo croata. Perisic saiu jogando errado e jogou a bola no pé de Defour que lançou Lukaku em velocidade. O centroavante ainda driblou Lovren e Pletikosa antes de bater para o fundo das redes.

Determinados a sair de Zagreb com a passagem para o Brasil carimbada, três minutos depois de abrir o placar, por pouco os belgas não ampliaram. Após cobrança de falta na direita do ataque, Fellaini ajeitou de cabeça e Lukaku bateu cruzado, mas a bola acabou resvalando na zaga.

A pressão vermelha seguiu intensa, e aos 29min do primeiro tempo, por pouco as redes croatas não balançaram novamente. O responsável por evitar o gol foi o goleiro Pletikosa, que fez ótima defesa após cabeceamento de Fellaini. Aos 38min, os croatas voltaram a sucumbir, dessa vez após um contra-ataque mortal. A jogada começou com roubada dentro da área de defesa. Witsel recuperou e Felliani lançou Lukaku, que arrancou da linha de meio campo, disparou, tocou na saída de Pletikosa e ainda pegou rebote depois da defesa do goleiro, para marcar o segundo.

Aos poucos, sem conseguir descontar o placar de 2 a 0, os croatas foram diminuindo o ritmo. O técnico Igor Stimac tentou mexer na equipe com as entradas de Vukojevic e Kranjcar nos lugares de Kovacic e Rakitic. Já Marc Wilmots alterou o setor ofensivo, com Mirallas e Chadli ganhando as vagas de De Bruyne e do ovacionado - por um bom número de torcedores belgas no estádio - Lukaku.

A pressão croata surtiu efeito só aos 38min do segundo tempo, em jogada de muita garra. Após cruzamento da direita, Kalinic disputou bola com Courtois, a zaga belga tentou afastar, mas Nico Kranjcar apareceu na entrada da área para encher o pé e descontar o marcador.

Fonte: Terra

Nenhum comentário